quarta-feira, 21 de julho de 2010

*A ESCOLA*



  • A Escola Não é Apenas Um Espaço Físico
A escola, como ponto de referência geográfico, cultural e social, é marcante em algumas culturas. O espaço físico da escola é tido e visto sempre como o prolongamento da própria casa. Por isso, desenvolve-se nas comunidades uma cultura de cuidar da escola e raramente ela é pichada, depredada. Pode parecer besteira, mas esse fato faz uma grande diferença entre as nações que dão certo e as que ficam patinando na mediocridade.
  • Desenvolvimento da Cidadania
Cidadania não se ganha, conquista-se. O melhor uso do espaço físico da escola é um problema de conquista de cidadania que depende sempre de um conjunto de fautores sócio-político de longo prazo. Portanto, não se desculpe pelo uso inadequado da sua escola e não se furte a discutir o problema com sua comunidade.
Quando? Já, pois o único tempo real é este momento, e se tiver que fazer algo, faça já. Faça e cobre dos outros para que atuem se quiserem ter direitos e não privilégios; seja sempre curto e grosso. Cuidar e zelar do espaço físico da escola é um problema que envolve o conceito de cidadania civismo, embora seu desenvolvimento seja um processo complexo do qual a sociedade participa, quer queira, quer não, como um todo; alguém sempre tem que começar e, se os outros não cumprirem com sua parte, o processo não funciona.
Portanto, é preciso criar, montar sistemas para acelerar as informações, responsabilizar-se e cobrar responsabilidades. Faça e cobre, cobre, cobre pesado. Isso serve aos políticos que, ao inaugurarem uma obra de escola, devem reponsabilizar a comunidade: " Aqui está a escola, pronta e bonita. Se em breve estiver suja, pichada e imunda, isso vai refletir a sua responsabilidade, ela será a sua cara.
Responsabilidade é uma estrada de mão dupla.
Ativa Editora/2003.
Educar para um Mundo Novo
Américo Marques Canhoto
Páginas: 94;95.
Postado por: Ana Paula Pereira Simonetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário