Algumas Definições Clássicas de Educação
- As concepções naturalistas, também chamadas inatistas, atribuem primazia aos fatores biológicos do desenvolvimento. A influencia externa vinda de fatores sociais, culturais, agiria apenas como reguladora do ritmo e da manifestação de processos internos inatos. A educação e o ensino devem adaptar-se à natureza biológica e psicológica da criança e às tendências de seu desenvolvimento que já estariam basicamente prontas desde o nascimento.
- As concepções pragmáticas concebem a educação como um processo imanente ao desenvolvimento humano, cujo resultado é a adaptação do individuo ao meio social. Por isso, educar-se é desenvolver-se, é auto-atividade provocada pelos interesses e necessidades do organismo, suscitados pelo meio ambiente físico e social.É pela experiência, nas interações entre o organismo e meio, que o individuo desenvolve suas funções cognitivas.
- As concepções espiritualistas também concebem a educação como um processo interior mediante o qual cada pessoa vai se aperfeiçoando, mas é necessária a adesão a verdades ensinadas de fora, que dizem como o homem deve ser. Para a Pedagogia católica , a educação busca o fim ultimo da vida, que é regenerar o homem corrompido pelo pecado original, preparando-o para a vida eterna.
- Para as concepções culturalistas, a educação é uma atividade cultural dirigida à formação dos indivíduos, mediante a transmissão de bens culturais que se transformam em forças espirituais internas no educando. O processo educativo realiza o encontro de duas realidades: a liberdade individual, cuja fonte é a vida interior, e as condições externas da vida real, o mundo objetivo da cultura.
- As concepções ambientalistas são as que jogam no ambiente externo toda a força de atuação sobre o individuo para configurar sua conduta às exigências da sociedade. Segundo Durkheim, é a sociedade que propicia valores, ideias, regras, às quais o espírito do educando deve submeter-se. Diz mesmo que a educação é uma imposição ao educando de maneira de ver, de sentir e de agir em consonância com os valores sociais. É conhecida a definição desse autor.
Cortez Editora - 4ª edição -2001.
Pedagogia e Pedagogos, Para Quê?
José Carlos Libanêo
páginas: 66; 67; 68; 69.
http://www.cortezeditora.com.br/
Postado por: Ana Paula Pereira Martins Simonetti

